Dados da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) mostram que a primeira fase da Consulta Popular 2024, referente ao orçamento do Estado para 2025, registrou recorde de participação. Até a última sexta-feira (18), a população enviou 1.120 propostas, um aumento de 31% em relação a 2023, quando foram encaminhadas 852 sugestões.
A fase inicial do processo consiste no envio de propostas pelos cidadãos, que, após análise técnica da equipe do governo estadual, serão discutidas nas assembleias regionais promovidas pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Nesses encontros, será definida a cédula de votação para cada região.
A próxima etapa será a votação final das propostas, prevista para dezembro. Em 2024, o governo estadual destinará R$ 60 milhões para a execução dos projetos escolhidos pela população.
A secretária Danielle Calazans comemorou o aumento na participação. "Mesmo com menos dias para o envio das propostas em relação a 2023, tivemos um resultado expressivo, que mostra a confiança da população no processo da Consulta Popular e seu desejo de contribuir para a reconstrução do Rio Grande do Sul", afirmou.
Instituída em 1998, a Consulta Popular é uma ferramenta de participação cidadã que permite aos gaúchos definir, por meio de sugestões e votações, as prioridades regionais que poderão receber financiamento do orçamento estadual.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper