Nesta quinta-feira (17), a rede social Instagram anunciou uma nova campanha contra a chantagem relacionada a fotos ou vídeos íntimos, implementando uma medida que bloqueia a captura de tela de imagens enviadas por mensagem privada. A iniciativa é parte dos esforços do grupo americano Meta para combater a "sextorsão", prática em que um indivíduo é chantageado com a ameaça de divulgação de suas imagens íntimas.
Com essa mudança, será impossível para usuários que receberem imagens em “visualização única” ou “revisão permitida” fazer uma captura de tela, mesmo se tentarem contornar a restrição abrindo as fotos em um computador, conforme informou a Meta.
Além disso, o Instagram está expandindo o uso do “verificador de nudez”, que, configurado por padrão para contas de menores de idade, detecta automaticamente e desfoca imagens com nudez recebidas no messenger. Em abril, a Meta já havia implementado medidas de controle para limitar as interações de usuários menores com contas suspeitas, bloqueando completamente o acesso dessas contas às listas de seguidores e assinaturas de jovens usuários.
A nova campanha de prevenção à sextorsão está voltada para jovens nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. Recentemente, a Meta também excluiu 63 mil contas relacionadas à sextorsão na Nigéria, reafirmando seu compromisso em proteger os usuários e promover um ambiente mais seguro nas redes sociais.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper