Na manhã desta quinta-feira, 17, começou a terceira edição do FESTEATRO - Festival de Teatro Especial Teatro na Escola, em Cruz Alta. O evento reúne onze escolas locais participantes do Projeto Dia D Teatro, incluindo Frederico Baiocchi, Carlos Gomes, Arthur Moreira e Hildo Meneghetti. A programação também conta com apresentações do Núcleo da Casa de Cultura, integrantes de projetos sociais do CRAS, e da Escola de Teatro Máschara - ESMATE, de Cruz Alta. O festival é organizado pela Secretaria de Cidadania, em parceria com a Secretaria de Educação.
Durante a tarde, as apresentações das escolas municipais continuaram. "Este festival nasceu do Projeto Dia D Teatro, que oferece aulas gratuitas de teatro nas escolas da rede municipal. Ver nossos alunos se apresentando para um grande público na Casa de Cultura é muito gratificante", afirmou Renato Casagrande, Coordenador de Eventos.
Os avaliadores do festival incluem importantes nomes do teatro gaúcho:
- Airton de Oliveira, bacharel em Interpretação Teatral pela UFRGS e pós-graduado em Cenografia, traz sua vasta experiência como ator, diretor e cenógrafo.
- Douglas Pereira, ator e diretor da Cia Clandestinos, com prêmios em festivais de teatro e experiência em projetos cinematográficos.
- Romeu Waier, produtor cultural e professor de teatro em Panambi, é responsável por coordenar o Grupo Teatral Vemevê e projetos culturais incentivados.
À noite, a partir das 20h, acontece a cerimônia de premiação, com a entrega de troféus para as melhores peças, atores, atrizes e diretores. A programação inclui a exibição da peça "Contos do Vovô Erico" e a entrega de medalhas e certificados aos participantes.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e fotos: ASCOM Prefeitura Cruz Alta