O Governo Federal deve decidir na próxima terça-feira (15) se o Horário de Verão será retomado em 2024. A decisão será tomada após uma reunião técnica que avaliará os possíveis impactos da medida. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, caso o Horário de Verão seja aprovado, sua implementação ocorrerá apenas após o segundo turno das eleições, marcado para 27 de outubro, para permitir que setores como o aéreo possam se preparar com antecedência.
Silveira destacou que o Horário de Verão é uma política comum em diversos países desenvolvidos e afirmou que sua adoção no Brasil deve ser pautada por critérios técnicos, e não ideológicos. A medida foi suspensa em 2019, mas o ministro ressalta que novos estudos técnicos podem justificar sua reintrodução.
Em um evento realizado em Roma, o ministro também mencionou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já sinalizou positivamente sobre o possível retorno do Horário de Verão, dependendo da avaliação técnica. A volta da prática poderia gerar benefícios no gerenciamento de energia e no alinhamento com práticas globais, embora o debate sobre seus impactos econômicos e sociais volte a dividir opiniões no país.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper