Offline
Corsan conclui instalação de superpoço em Cruz Alta até dezembro, reforçando abastecimento de água para 30 bairros
NOTICIAS
Publicado em 10/10/2024
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está na fase final da instalação de mais um poço artesiano em Cruz Alta, com previsão de conclusão até dezembro deste ano. O novo poço, localizado no pátio da estação de tratamento da Corsan, na região das Missões, terá 700 metros de profundidade e uma vazão de 150 mil litros de água por hora, o suficiente para abastecer cerca de 30 bairros ou 20% da população. O investimento nesta obra é de R$ 2,5 milhões.
 
Nos próximos dias, serão instaladas as bombas e realizadas análises da vazão, além de testes rigorosos de qualidade e potabilidade da água antes do início do funcionamento. O gerente de operações da Corsan na região das Missões, Alexandre Kunkel da Costa, destacou a importância dessa obra para a segurança e eficiência no abastecimento de Cruz Alta: “Esse superpoço é uma das ações que estamos desenvolvendo para ampliar a segurança do abastecimento e garantir mais robustez na distribuição de água, além de aumentar a eficiência energética”.
 
Obras em andamento
Desde o início do ano, Cruz Alta já recebeu nove novos poços, incluindo o superpoço em fase final. Três deles estão prontos para operar, aguardando apenas a ligação de energia elétrica. Entre os mais destacados estão o CZA-23, no Parque de Exposições, com vazão de 55 mil litros por hora, o CZA-22, no Berçário Industrial, com 20 mil litros por hora, e o CZA-24, no bairro Fátima, com capacidade de 25 mil litros por hora.
 
Outros cinco poços estão em construção nos bairros Bonini I, São Jorge, Tamoio, Educacional e Abegay, reforçando a diversificação das fontes de abastecimento na cidade.
 
Meta de universalização
Essas obras fazem parte dos esforços da Corsan para alcançar a universalização do saneamento básico, conforme o Marco Legal do Saneamento, que prevê que, até 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto. Para cumprir essa meta nos 317 municípios atendidos no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até 2033.

 

Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: CORSAN
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online