Offline
Furacão Milton atinge categoria cinco em poucas horas e ameaça costa oeste da Flórida
NOTICIAS
Publicado em 08/10/2024
Imagens capturadas pela Estação Espacial Internacional (ISS) e pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) revelam a impressionante dimensão do furacão Milton, que saltou da categoria dois para a cinco, a mais alta da escala, em poucas horas na segunda-feira (07). O furacão, formado no sul do Golfo do México, é o segundo fenômeno de grande magnitude a atingir a região em apenas dez dias, após o devastador furacão Helene.
Com ventos de até 280 km/h registrados durante a madrugada desta terça-feira (08), Milton avança rapidamente em direção à península de Yucatán, no México, e à Flórida, nos EUA. O furacão deve atingir a costa oeste da Flórida nesta quarta-feira (09), com seu trajeto previsto para cruzar a Baía de Tampa e seguir em direção a Orlando, conforme informações do Centro Nacional de Furacões (NHC).
Meteorologistas expressaram surpresa e preocupação com a rápida intensificação do furacão, um fenômeno raro e perigoso. "Caçadores de furacões" da NOAA já sobrevoaram o olho do furacão Milton para coletar dados importantes sobre o fenômeno.
Em resposta à gravidade da situação, o presidente dos EUA, Joe Biden, declarou estado de emergência na Flórida na segunda-feira (07), enquanto o estado ainda lida com os impactos do furacão Helene, o mais mortal desde o Katrina, em 2005. Com Milton sendo de categoria cinco, a expectativa é de que seus efeitos sejam ainda mais devastadores.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: CNN
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online