A Força Aérea Brasileira (FAB) está prestes a iniciar o resgate de brasileiros no Líbano. A aeronave destinada à operação deve decolar neste sábado (5) de Lisboa, em Portugal, com destino a Beirute. A repatriação faz parte da Operação Raízes de Cedro, que busca transportar cerca de 220 brasileiros na primeira fase, com a expectativa de evacuar até 500 pessoas por semana.
De acordo com nota oficial divulgada pelo governo federal, os passageiros receberam orientações para o embarque no aeroporto da capital libanesa, e a embaixada do Brasil em Beirute reforçou as recomendações de segurança para os brasileiros que ainda se encontram no país.
"O governo brasileiro reitera o alerta para que sigam as orientações de segurança da embaixada em Beirute e das autoridades locais e, para os que dispõem de recursos, deixem o território libanês por meios próprios", diz o comunicado, assinado pelos ministérios das Relações Exteriores, Defesa e a FAB.
O voo de resgate, inicialmente previsto para sexta-feira (4), foi adiado devido à necessidade de reavaliar as condições de segurança na região. Bombardeios israelenses intensificaram-se na noite de quinta-feira, atingindo até áreas próximas ao aeroporto de Beirute, que continua em operação com voos da companhia libanesa Middle East Airlines.
Estima-se que 20 mil brasileiros vivam no Líbano, e a Operação Raízes de Cedro tem como objetivo garantir a evacuação segura daqueles que desejam retornar ao Brasil em meio ao agravamento do conflito.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper