Na manhã desta quinta-feira, 3 de outubro, a Polícia Federal deflagrou a Operação Nummularius, com o objetivo de combater crimes de evasão de divisas, câmbio ilegal, associação criminosa e lavagem de capitais. A operação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em cinco cidades: Florianópolis (SC), Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR), Valinhos (SP) e São Paulo (SP).
Durante a ação, veículos pertencentes aos investigados e empresas envolvidas no esquema foram apreendidos, além do bloqueio judicial de valores e ativos que superam R$ 21 milhões.
A investigação teve início em janeiro de 2023, após a prisão de um suspeito que transportava grande quantia em dinheiro oculto no veículo que dirigia, próximo à fronteira sul do Brasil, na cidade de Santana do Livramento (RS). O dinheiro estava sendo enviado ilegalmente para fora do país.
Com o avanço das investigações, a Polícia Federal descobriu um amplo esquema sediado em Florianópolis, que envolvia operações ilegais de câmbio e lavagem de capitais. A cidade, que recebe grande número de turistas estrangeiros, principalmente argentinos, serviu de base para uma rede criminosa que se estendia pelos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Os investigados utilizavam empresas de câmbio que não estavam autorizadas pelo Banco Central a operar, lavando dinheiro proveniente de outros crimes, como tráfico de drogas, contrabando e corrupção. As contas dessas empresas foram utilizadas para movimentar grandes somas de dinheiro ilícito.
As investigações continuam, com o objetivo de identificar outros envolvidos e beneficiários diretos do esquema criminoso, que causou grandes prejuízos ao sistema financeiro do país.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper