Offline
Prefeita de Fortaleza dos Valos se pronuncia após denúncias de supostos ilícitos contratuais e acusações feitas por hacker
NOTICIAS
Publicado em 02/10/2024
Nesta quarta-feira, 2 de outubro, a prefeita de Fortaleza dos Valos, Marcia Rossatto Fredi emitiu uma nota oficial para esclarecer as acusações feitas por um veículo de comunicação, que divulgou informações fornecidas por um hacker autodenominado "p4r4zyt3". A alegação envolve supostos ilícitos contratuais de obras superfaturadas na Prefeitura Municipal.
O caso veio à tona após o referido veículo (jornal O Alto Jacuí ) afirmar que um hacker teria acessado os sistemas da Prefeitura, descobrindo irregularidades. A prefeita, no entanto, questionou a credibilidade da denúncia, desmentiu seu conteúdo e reforçou a importância de tratar com seriedade as informações veiculadas, especialmente quando se baseiam em crimes cibernéticos
A lei 12.737/2012, conhecida como Lei de Crimes Informáticos ou Lei Carolina Dieckmann, torna crime a invasão de dispositivos eletrônicos. De acordo com o artigo 154-A do Código Penal, invadir sistemas sem autorização é passível de pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.
A Prefeitura declarou estar à disposição para esclarecer qualquer questão e afirmou que tomará as medidas legais necessárias para preservar a integridade da administração pública, ressaltando que as acusações são fruto de atividades ilícitas que não devem ser legitimadas.
Abaixo a nota oficial:
"A verdade é essa e está comigo!
Eu, Marcia Rossatto Fredi, prefeita de Fortaleza dos Valos, venho manifestar meu veemente repúdio à matéria veiculada no jornal “Alto Jacuí”, na data de 20 de setembro de 2024, o qual foi também postado no facebook da Rádio Cidade de Ibirubá em 23 de setembro, e que induz a população a questionar minha conduta e honestidade. A publicação, além de desprovida de evidências concretas, tem tom pejorativo, é mal escrita e parece ter como objetivo desestabilizar e diminuir a confiança que a população fortalezense sempre depositou em mim como administradora.
Em minha vida, sempre priorizei a transparência e a ética em todas as minhas ações. Sempre me empenhei em servir à comunidade de forma honesta e responsável, buscando sempre o bem coletivo e o desenvolvimento de Fortaleza dos Valos. Ressalto que todas as despesas do município são devidamente justificadas e estão em conformidade com a legislação, não havendo qualquer irregularidade no uso dos recursos públicos, minhas contas sempre foram fiscalizadas e aprovadas pelos órgãos fiscalizadores.
Minha vida sempre foi limpa, tanto nas questões públicas quanto nas questões pessoais, nunca precisei me utilizar de dinheiro público para viver, sigo a carreira política porque acredito que meu trabalho contribui com a minha gente e meu município, QUE COM CERTEZA PODE TER ORGULHO E CONFIANÇA NA PREFEITA QUE LHES REPRESENTA, tanto que me elegeram e me reelegeram, e sou muito grata por esse reconhecimento.
Lamento profundamente que essa “imprensa”, em vez de cumprir seu papel de informar com responsabilidade, pois reconheço a liberdade de imprensa, precisamos disso, mas nunca de forma leviana como aconteceu, pois o jornal publicou e a rádio Cidade postou, optando publicar uma matéria sensacionalista que não contribui para contar a verdade ao povo e sim teve um cunho pessoal de macular minha imagem. É fundamental que o jornalismo seja pautado pela ética e pela veracidade, evitando divulgar informações que possam causar danos à honra e à dignidade dos indivíduos, e fui vítima duas vezes: pela invasão dos hackers (que são criminosos) e pela matéria caluniosa desse jornal.
Se eu ou o município tivéssemos algo a temer, jamais teria entregue e buscado a Polícia Civil, para que investigue os fatos, pois zelo pela credibilidade da administração , assim como pela minha trajetória como pessoa e prefeita, que não merece essa mácula.
Os órgãos responsáveis pelas investigações certamente trarão o esclarecimento sobre os verdadeiros criminosos, mas eu não tenho tempo nem mais paciência para esperar, pois o que sinto tem que ser dito, e dito agora:
REPUDIO VEEMENTEMENTE A TENTATIVA DE MANIPULAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA E EXIJO RESPEITO À MINHA INTEGRIDADE ENQUANTO PESSOA PÚBLICA, ADMINISTRADORA, MÃE DE FAMÍLIA E CIDADÃ HONESTA QUE SOU.
Manifesto publicamente minha indignação ao ataque hacker sofrido em nosso site oficial, este ato covarde e criminoso, o qual afetou o trabalho da administração. O jornalista, na matéria diz que teve contato com o criminoso. Se ele tem o contato e sabe dessa “fonte”, que o entregue à polícia que está realizando as investigações, ou então ele está acobertando o(s) criminoso(s)?
Lamento que, em meio a este episódio criminoso, tenha sido publicada uma matéria sensacionalista, que mais se aproxima de uma novelinha barata, pela maneira que foi contada pois tenta explorar a situação para fins de clamor público, distorcendo os fatos e colocando em dúvida a minha integridade e a dedicação de nossa gestão. E sobre minha pessoa, levanta insinuações para aqueles que não me conhecem tão bem ou não estão a par de minha vida particular e de meu patrimônio, pois quem me conhece sabe de minha índole, meu caráter e minha honestidade.
Reiteramos que a segurança digital é uma questão complexa que afeta instituições de todos os portes e setores. Não fomos os primeiros e com certeza não seremos as últimas vítimas desse tipo de crime, mas tomamos as medidas para que isso seja investigado e apurado.
Por fim, peço à população que não se deixe influenciar e levar por notícias sensacionalistas, que apenas visam criar instabilidade e desconfiança. Estou aqui, com minha vida, minha ficha limpa e mãos limpas, como sempre estive!
Fortaleza dos Valos, 03 de outubro de 2024.
Marcia Rossatto Fredi"
Nossa equipe jornalística se solidariza com a prefeita Márcia. Esse é o verdadeiro papel do jornalismo: apresentar os fatos com credibilidade, sem recorrer ao sensacionalismo para promover matérias.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!