Após os estragos causados pela enchente de maio, o governo federal autorizou a liberação de R$ 425,9 milhões para a reconstrução do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. A medida provisória, publicada na última segunda-feira, permite que a Fraport, concessionária responsável pela administração do terminal, dê início imediato aos trabalhos de recuperação.
As obras de recuperação da pista, que começaram em 13 de julho, estão avançando rapidamente. A previsão é de que o aeroporto retome parcialmente os voos domésticos em 21 de outubro. A Fraport está trabalhando intensamente para garantir a reabertura e restabelecer as operações aéreas o quanto antes.
A liberação total dos recursos federais está condicionada à apresentação de documentos que comprovem os investimentos realizados até o momento. Após a reabertura da pista, ainda serão realizadas etapas como pintura de faixas de circulação, inserção de ranhuras no asfalto para melhorar a aderência dos pneus das aeronaves, e instalação das luzes de orientação noturna.
Apesar da reabertura parcial, uma parte da pista continuará em obras durante as madrugadas, visando minimizar os impactos nas operações do terminal. A previsão é de que todas as intervenções sejam finalizadas até 15 de dezembro.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Leouve