A partir desta terça-feira (1º), os consumidores de energia elétrica enfrentarão um aumento significativo na conta de luz, com a ativação da bandeira vermelha patamar 2, que representa o estágio tarifário mais alto do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com essa mudança, o preço por cada 100 quilowatts-hora consumidos saltará de R$ 4,463 para R$ 7,877.
A decisão foi anunciada na última sexta-feira (27) pela Aneel e é resultado do risco hidrológico, caracterizado por reservatórios de água em níveis baixos, além da elevação do preço da energia no mercado, impactada pelos custos da energia produzida que não foi contratada.
O sistema de bandeiras tarifárias, que inclui as cores verde, amarela e vermelha (em patamares 1 e 2), visa proporcionar maior transparência na cobrança para os consumidores de energia elétrica conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A bandeira verde patamar 1, a mais barata do sistema, estava em vigor por vários meses antes da adoção da bandeira vermelha patamar 1 em setembro.
Instituído em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias permite que os consumidores se adaptem ao consumo de energia, buscando estratégias para reduzir o valor da conta de luz, principalmente em períodos de custo elevado na geração de energia. A Aneel alerta para a importância de monitorar os padrões de consumo para minimizar o impacto das tarifas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper