A Justiça Eleitoral já contabilizou cerca de 68 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular em campanhas para os cargos de prefeito e vereador em todo o país. As denúncias foram feitas por eleitores por meio do aplicativo Pardal, que permite relatar práticas ilegais durante o período eleitoral.
Entre as infrações mais reportadas estão a fixação irregular de cartazes e faixas (11,8 mil), o uso de bens públicos para promoção de candidatos (10,9 mil) e a propaganda irregular na internet (8,4 mil). O estado de São Paulo lidera o número de queixas, com 13.094 registros, seguido por Minas Gerais (10.128), Rio Grande do Sul (6.842) e Paraná (5.427).
Durante as eleições municipais de 2020, a Justiça Eleitoral recebeu 105 mil denúncias ao longo dos dois turnos de votação. O primeiro turno das eleições de 2024 está marcado para o dia 6 de outubro. As cidades com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum candidato à prefeitura obtiver mais de 50% dos votos válidos, podem ter segundo turno, agendado para o dia 27 de outubro. Não há segundo turno para o cargo de vereador.
O aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, está disponível gratuitamente nas plataformas Apple e Android, permitindo que eleitores denunciem irregularidades de forma prática e rápida.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper