Offline
Bandeira tarifária vermelha patamar 2 eleva conta de luz em outubro com cobrança extra de R$ 7,877 a cada 100 kWh
NOTICIAS
Publicado em 28/09/2024
A conta de luz dos brasileiros terá um aumento significativo em outubro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária será vermelha patamar 2, a mais cara do sistema, com uma cobrança extra de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Este é o primeiro acionamento desse nível desde agosto de 2021.
O principal fator para a decisão foi o risco hidrológico, com a baixa previsão de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas, além da elevação do preço no mercado de energia. Após uma sequência de bandeiras verdes desde abril de 2022, houve a mudança para bandeira amarela em julho de 2024 e para bandeira vermelha patamar 1 em setembro.
O sistema de bandeiras tarifárias da Aneel, implementado em 2015, reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica, que podem ser influenciados por fatores como escassez de chuvas e o acionamento de termelétricas, que encarecem a produção. As cores das bandeiras – verde, amarela e vermelha (patamares 1 e 2) – indicam o custo adicional, sendo o patamar 2 o mais elevado.
A Aneel destaca que a adoção de bandeiras tarifárias permite ao consumidor adaptar seu consumo de energia conforme o cenário, buscando diminuir o valor da conta ao reduzir o uso durante períodos de maior custo, como o anunciado para outubro.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!