No dia 27 de setembro, a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA) realizou a solenidade de passagem da função de Adjunto de Comando. O Subtenente Gustavo Linhares Ramos transferiu o cargo para o Subtenente Emerson Luis Francisconi em cerimônia presidida pelo Coronel Clauber Lobato Lorenzoni, Comandante da EASA. Após o evento, o Subtenente Linhares assumiu uma nova missão como monitor do Comando Superior de Educação do Exército da Guatemala.
A cerimônia teve início com a inauguração do retrato do Subtenente Linhares, reconhecendo seu trabalho à frente da função de Adjunto de Comando. Em seguida, foi realizada a formatura de Passagem da Função. O evento contou com a presença de autoridades militares, incluindo o 2º Tenente QAO Aldenir de Souza Machado, ex-Adjunto de Comando da EASA, além de Adjuntos de Comando de outras Organizações Militares do Exército.
Criada em maio de 2015, a função de Adjunto de Comando é ocupada por Subtenentes e Primeiros-Sargentos de destaque, que possuem liderança, competência e conduta exemplar. Suas responsabilidades incluem a divulgação dos valores e da missão da unidade, fortalecimento da comunicação entre o Comando e as Praças, além de assessorar o Comando em assuntos disciplinares, de instrução e bem-estar das Praças e suas famílias.
Com a mudança, o Subtenente Linhares iniciará uma nova etapa de sua carreira internacional, assumindo um importante papel no Exército da Guatemala, reforçando os laços de cooperação militar entre os dois países.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper