O excesso de chuvas continua trazendo transtornos em Pelotas, especialmente nas áreas próximas ao arroio Pelotas e às praias do Laranjal e Colônia Z3. Desde a madrugada desta quinta-feira (25), motoristas que utilizam a Avenida Adolfo Fetter precisam redobrar a atenção, já que uma das pistas foi invadida pela água do arroio, que transbordou parcialmente. Segundo Luciano Haertel, morador do Laranjal, o trânsito flui em apenas uma pista. "O lado mais próximo ao arroio está cheio de água. O canteiro central ainda segura o transbordamento total, mas se continuar chovendo, as duas pistas podem ficar intransitáveis", relata. Além disso, ele menciona alagamentos pontuais na parte interna da praia, devido ao lençol freático elevado.
Em outros pontos baixos da cidade, como nas proximidades da rodoviária e na Vila Farroupilha, os alagamentos também são registrados. Segundo a Prefeitura, 19 pessoas estão abrigadas na Universidade Federal de Pelotas, enquanto outras 25 foram levadas para o Posto Branco.
Desde o domingo, a cidade registrou 273 milímetros de chuva na zona rural, segundo a Embrapa, enquanto o Inmet mediu 181 milímetros no Capão do Leão. Nos bairros da cidade, o Serviço de Saneamento de Pelotas (SANEP) apontou 200mm no Fragata e 230mm no Três Vendas.
Apesar do grande volume de precipitação, o SANEP informou que o sistema de macrodrenagem está operando adequadamente, com as casas de bombas funcionando e os níveis dos canais em redução. No entanto, as escolas permanecem sem aulas, e alguns postos de saúde estão fechados nesta quinta-feira. A Prefeitura publicou um decreto de emergência, válido por 180 dias, devido à gravidade da situação.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: Correio do Povo