Offline
Estudantes de Ibirubá conquistam medalhas na Jornada Nacional de Foguetes no Rio de Janeiro
NOTICIAS
Publicado em 24/09/2024
Três equipes de estudantes do curso técnico em mecânica integrado do Campus Ibirubá, RS, participaram da Jornada Nacional de Foguetes, realizada na Barra do Piraí, Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 19 de setembro. O evento, parte da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, reunindo estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país para desenvolver e lançar foguetes experimentais.
 
As equipes do Campus Ibirubá, formadas por alunos das turmas 103, 203 e 303, destacaram-se com seus projetos inovadores, conquistando medalhas de ouro e prata. A turma 103, composta por João Victor Lampert Padilha, Felipe Magni Seibel e Pedro Klein, e a turma 303, representada por Samuel Guerreiro, garantiram o ouro, com lançamentos que atingiram 230,1 metros e 213,1 metros, respectivamente. Já a turma 203, formada por Matheus do Santos Dietze, Mathias Teixeira Alves e Nicolas Calgaro Bonn, levou a medalha de prata com a marca de 171,6 metros.
 
Os foguetes, construídos pelos próprios alunos, foram resultado de intensos estudos nas áreas de física, matemática e engenharia, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula para desenvolver artefatos aeroespaciais que pudessem alcançar distâncias superiores a 100 metros. A equipe foi orientada pelo professor de física Ivo Mai, que já havia auxiliado outros estudantes a obter sucesso em edições anteriores da Jornada de Foguetes.
 
Ao todo, mais de 80 equipes de várias regiões do Brasil participaram do evento, apresentando seus projetos e trocando experiências. A participação dos estudantes de Ibirubá reforça o compromisso do Campus com o desenvolvimento científico e tecnológico dos jovens e a importância de eventos como a MOBFOG para incentivar o estudo das ciências espaciais no país.

 

Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Foto e fonte: Assessoria de Comunicação do IFRS – Campus Ibirubá
Comentários
Comentário enviado com sucesso!