A frente semi-estacionária que atua sobre parte do Rio Grande do Sul voltou a provocar chuva forte e intensa em pontos do Oeste e Sul do Estado, especialmente na fronteira com o Uruguai e áreas adjacentes. Essas regiões devem enfrentar temporais com raios, queda de granizo e ventos fortes isolados nos próximos dias.
Outras áreas do Estado também podem ser afetadas pela instabilidade de forma localizada. Já no Noroeste e no Norte do RS, o tempo firme prevalece, porém, com muita fumaça e temperaturas elevadas. Diversos municípios dessas regiões devem registrar máximas perto ou acima dos 35°C, mantendo a sequência de dias de calor extremo.
A previsão é que a instabilidade persista até quarta-feira na metade Sul do Estado. Na quinta-feira, uma frente fria avançará, trazendo chuvas intensas e temporais à metade Norte, incluindo Porto Alegre, que deve enfrentar o maior volume de chuva da semana.
Em Cruz Alta, o amanhecer desta segunda-feira registrou 22°C, e a máxima prevista é de 32°C, com umidade relativa do ar em 72% e ventos de até 18 km/h.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper