Após uma madrugada de granizo e ventos fortes, diversas cidades do sul e da Campanha do Rio Grande do Sul enfrentaram, na manhã desta segunda-feira (23), pancadas intensas de chuva acompanhadas de raios. Em Bagé, os alagamentos forçaram a prefeitura a suspender as atividades no início da manhã, especialmente na região central da cidade. O Departamento de Águas e Esgotos local registrou 50 milímetros de chuva até as 11h.
Diversas localidades, como o Passo do 11, Panela do Candal e a avenida Espanha, sofreram com os alagamentos. Na avenida Espanha, um carro chegou a cair em uma boca de lobo, e a queda de uma estrutura sobre uma loja de veículos agravou os transtornos. Árvores caíram em diferentes pontos da cidade, afetando o trânsito e danificando postes.
Em Pelotas, por volta das 10h30, o cenário foi similar, com o dia escurecendo repentinamente devido à tempestade. Várias ruas ficaram alagadas, dificultando o deslocamento dos moradores. A prefeitura decidiu suspender as aulas na rede municipal até quarta-feira, em função da previsão de mais chuva intensa.
São Lourenço do Sul também registrou queda de granizo, e a CEEE Equatorial informou que cerca de 55 mil clientes estavam sem energia elétrica por volta das 10h30. As regiões mais afetadas foram Campanha e Centro-Sul, com Bagé sendo o município mais atingido. A previsão, segundo a MetSul e o Climatempo, é de diminuição da intensidade das chuvas até quinta-feira.
No Litoral Norte, a cidade de Tramandaí foi afetada por fortes ventos e chuva durante a madrugada. O bairro Jardim Atlântico registrou cerca de 20 casas destelhadas.
Nilton Camargo, morador de Alegrete, capturou com seu celular o momento em que o dia virou noite em segundos. Segundo ele, apesar dos ventos fortes, os estragos na cidade foram menores, mas observou que "o tempo se armou de fato para o lado do Uruguai".
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Correio do Povo
Foto: Rádio Difusora - Arroio Grande/RS