O Rio Grande do Sul deve se preparar para enfrentar, nos próximos dias, o maior episódio de chuva intensa desde as catastróficas enchentes de maio. A MetSul Meteorologia alerta que, a partir deste domingo (22), o estado será atingido por uma sequência de dias com instabilidade, trazendo temporais frequentes, granizo e cheias nos rios, com especial impacto nas regiões Sul e Oeste.
Conforme a meteorologista Estael Sias, as condições climáticas se intensificarão entre esta segunda-feira e o início da quinta, com volumes de chuva que podem variar entre 100 e 400 milímetros em algumas áreas. "Esta semana será marcada por alto risco de chuva excessiva, alagamentos, inundações e temporais com muitos raios e queda de granizo", afirmou. Embora o evento seja intenso, a abrangência e os volumes de precipitação tendem a ser menores do que os registrados nas enchentes de outono.
Diferente do episódio de maio, desta vez o foco das chuvas estará nas regiões Sul e Oeste, enquanto a metade Norte, que inclui bacias como Jacuí, Taquari, Caí e Sinos, não deve registrar acumulados extremos nem enfrentar o risco de enchentes.
O fenômeno será desencadeado pelo encontro de uma massa de ar muito quente vinda do Norte com uma frente fria ao Sul, o que provocará a formação de áreas de instabilidade sobre o estado. "A combinação de temperaturas de até 35ºC na superfície e a umidade intensa criará condições para a formação de nuvens carregadas e temporais com granizo em várias regiões", explicou Estael.
A expectativa é que o tempo comece a melhorar a partir de quinta-feira nas regiões mais afetadas, quando a frente fria se deslocará em direção ao Norte, encerrando o período de calor extremo no estado.
Este cenário exige atenção redobrada da população, especialmente em áreas suscetíveis a enchentes, para evitar maiores danos e tragédias como as que ocorreram no início deste ano.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Metsul Meteorologia