A partir das 10h desta segunda-feira (23), cerca de 511 mil contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física poderão consultar se têm direito à restituição. A Receita Federal liberará o acesso ao último dos cinco lotes de restituição de 2023, com destaque para 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul incluídos no reembolso. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, R$ 1,03 bilhão será pago a 511.025 contribuintes, sendo que aproximadamente 40% desse valor será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso. Este ano, os residentes no Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes foram incluídos na lista de prioridades, e os que regularizaram a declaração em julho têm prioridade no pagamento. No mês passado, 47.238 contribuintes gaúchos receberam a restituição, inclusive de exercícios anteriores.
Aqueles que informaram a chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida também recebem prioridade. Ao todo, 201.381 contribuintes que optaram por essas facilidades receberão a restituição de forma antecipada. Além deles, 106.289 contribuintes sem prioridade legal também serão contemplados.
Os pagamentos serão feitos no dia 30 de setembro na conta bancária ou chave Pix informada. Caso o depósito não ocorra, o valor poderá ser resgatado por até um ano no Banco do Brasil.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper