Nesta quinta-feira (19), o governador Eduardo Leite visitou o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, para conferir o andamento das obras de recuperação da pista principal, severamente danificada pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. De acordo com a concessionária Fraport Brasil, responsável pelo aeroporto, as obras estão em fase final, com conclusão prevista para a próxima segunda-feira, 23 de setembro.
Leite esteve acompanhado do secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, e da CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, durante a visita. O governador destacou a importância da recuperação da pista e das demais infraestruturas do terminal para a retomada econômica do estado. “O aeroporto vai retornar com uma operação muito robusta a partir de 21 de outubro, e queremos, da parte do governo, garantir condições para ampliar o número de voos, assegurando a manutenção das rotas nacionais e internacionais que operavam antes da enchente”, afirmou o governador.
Durante o encontro, também foram discutidas medidas para acelerar o retorno da oferta de voos no Salgado Filho. O governo do Estado e a Fraport estudam formas de garantir incentivos para que as companhias aéreas possam reforçar suas operações.
As obras seguem o cronograma estabelecido, e, segundo a Fraport, a taxiway D, que conecta a pista ao pátio de aeronaves, já foi concluída na semana passada, permitindo o retorno parcial dos voos em 21 de outubro. Atualmente, os trabalhos continuam na taxiway F, enquanto as últimas camadas de asfalto estão sendo aplicadas na pista de pousos e decolagens.
Desde o fechamento do aeroporto, as operações foram transferidas temporariamente para a Base Aérea de Canoas, com redução significativa na oferta de voos. Os passageiros continuam a embarcar no terminal do Salgado Filho, sendo transportados de ônibus até Canoas. A retomada completa, incluindo voos internacionais, está prevista para 16 de dezembro.