No dia 19 de setembro, a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA) promoveu o plantio de 150 mudas de árvores nativas em Cruz Alta. Entre as espécies plantadas estão Ingá Banana, Guabiju, Timbaúva, Araçá, Tarumã, Açoita Cavalo e Ipê Roxo. As mudas foram doadas pela empresa SLC Máquinas John Deere e pela Prefeitura Municipal de Cruz Alta.
A ação integra a campanha de plantio de árvores do Comando Militar do Sul, voltada para a recuperação da capacidade produtiva do solo, combate à erosão e ao assoreamento dos recursos hídricos, além da contribuição para a filtração da água, regularização das vazões, fixação de carbono e aumento da diversidade biológica. O projeto também busca promover o equilíbrio térmico nos centros urbanos e valorizar a estética paisagística da região.
O plantio tem ainda um importante papel na conscientização dos militares e do público interno quanto à preservação ambiental, reforçando a necessidade de práticas sustentáveis para o desenvolvimento de um futuro mais equilibrado.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: EASA - Exército Brasileiro