Offline
Governo do Estado lança maior campanha de turismo da história do Rio Grande do Sul para atrair visitantes após enchentes
NOTICIAS
Publicado em 18/09/2024
Na manhã desta quarta-feira, 18/9, o governo do Estado lançou a Campanha Nacional de Turismo, considerada a maior iniciativa mercadológica da história do Rio Grande do Sul. O objetivo é posicionar o Estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente após as enchentes que impactaram o fluxo de visitantes. O evento de lançamento ocorreu no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite e dos secretários de Turismo (Setur), Ronaldo Santini, e de Comunicação (Secom), Caio Tomazeli.
 
A campanha abrange uma série de ações, incluindo anúncios em aeroportos brasileiros e inserções de áudio e vídeo em mídias especializadas e veículos de cobertura nacional. O vídeo da campanha, apresentado na cerimônia, traz o tema "O Brasil Abraçou o Rio Grande do Sul e Agora Queremos Abraçar o Brasil", inspirado nas palavras do governador após as enchentes.
 
Leite destacou a resiliência da população gaúcha diante dos desafios enfrentados. “Passamos por muitos desafios e demonstramos a capacidade de reação do povo gaúcho e a nossa capacidade de superação. Essa campanha se soma a outras iniciativas para recuperar a capacidade de investimento do Estado e impulsionar o turismo do Rio Grande do Sul”, afirmou.
 
O governo investiu R$ 30 milhões na campanha, com foco em promover a resiliência, segurança e atratividade do Estado, destacando as belezas naturais, a cultura e a gastronomia gaúchas. O objetivo é fomentar o setor turístico, um pilar importante da economia local.
 
Santini ressaltou a importância do momento. “Estamos prontos para mostrar ao Brasil e ao mundo que estamos recuperados e queremos receber todos para conhecer nossas paisagens, cultura e culinária. Com a reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, precisamos mostrar que estamos preparados”, disse.
 
Tomazeli destacou que a campanha vai além de uma promoção turística. “É uma campanha de empatia e reconhecimento àqueles que nos ajudaram a superar a crise. Queremos retribuir com nossa hospitalidade e abrir as portas do Rio Grande do Sul”, enfatizou.
 
A Campanha Nacional de Turismo é uma das ações do Plano Rio Grande, que inclui enfrentamento das enchentes, ações de reconstrução e planos para o futuro. A população está envolvida através do Conselho do Plano Rio Grande, que inclui representantes do Poder Público e da sociedade civil, e um Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática oferece suporte às ações.
 
Importância Econômica
O setor de turismo é um dos pilares da economia do Rio Grande do Sul, representando cerca de 4% do PIB estadual em 2022. O crescimento do setor impulsiona o desenvolvimento econômico e social das regiões envolvidas, gerando empregos diretos e indiretos em transporte, hospedagem, gastronomia e cultura local. Em 2023, o Estado contou com 17,3 mil empresas ligadas ao turismo, evidenciando a importância econômica do setor. A promoção do Rio Grande do Sul como destino turístico também incentiva o desenvolvimento sustentável, preservando paisagens naturais e patrimônio cultural.

 

Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: ASCOM Governo RS
Comentários
Comentário enviado com sucesso!