O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (11) que o governo está avaliando internamente a possibilidade de retomar o horário de verão. A medida, extinta em 2019 durante o governo de Jair Bolsonaro, pode voltar a ser implementada com o objetivo de aumentar a confiabilidade do sistema elétrico, especialmente diante da seca que afeta o Brasil.
O horário de verão era adotado para reduzir o consumo de energia elétrica ao aproveitar melhor a iluminação natural, reduzindo a pressão sobre o sistema, especialmente no horário de pico. No entanto, estudos realizados na gestão anterior apontaram que o maior uso de equipamentos como ar-condicionado teria anulado parte dos benefícios da medida.
"Estamos em uma fase de avaliação da necessidade ou não do horário de verão. Além da questão energética, há outros efeitos que precisam ser analisados, como o impacto na economia", explicou Silveira, que também mencionou o potencial impacto positivo no setor de turismo.
Ainda sem uma definição, a retomada do horário de verão continua em discussão, considerando tanto os benefícios energéticos quanto outros possíveis efeitos para diversos setores da economia.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper