O Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou neste domingo, 08/09, que foi alvo de um ataque hacker na última sexta-feira (6). Classificada como uma "atividade criminosa cibernética", a ação teve como objetivo paralisar os sistemas do tribunal, cuja sede está localizada em Brasília, no Distrito Federal.
Em nota, a assessoria de imprensa do STJ afirmou que o controle dos sistemas foi retomado em poucos minutos e que os serviços digitais voltaram a funcionar normalmente. Ainda de acordo com o órgão, o incidente não causou prejuízos aos usuários.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a origem do ataque, possíveis responsáveis ou o andamento das investigações. A segurança digital no setor público tem se tornado uma preocupação crescente, à medida que ataques cibernéticos continuam a atingir diversas instituições no Brasil e no mundo.
Veja a nota completa do STJ:
"O Superior Tribunal de Justiça informa que nesta sexta-feira (6), foi alvo de atividade criminosa cibernética e sofreu uma tentativa de paralisação de seus sistemas. Em questão de poucos minutos, o controle foi totalmente retomado, assegurando o funcionamento dos serviços digitais. O fato não causou prejuízos aos usuários."
Com informações: Jornalista Fernando Kopper