As entregas de fertilizantes no Brasil somaram 18,28 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2024, uma redução de 1,8% em comparação com o mesmo período de 2023, quando o volume registrado foi de 18,61 milhões de toneladas. De acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), mesmo enfrentando desafios logísticos provocados por crises geopolíticas e um ritmo atípico de compras por parte dos produtores rurais, as importações continuam a abastecer o setor agrícola.
Em junho de 2024, foram entregues 4,04 milhões de toneladas de fertilizantes, o que também representa uma redução de 1,8% em relação ao mesmo mês de 2023. O estado de Mato Grosso se destacou, liderando as entregas com um total de 4,05 milhões de toneladas no primeiro semestre, o que equivale a 22,2% do volume nacional. Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia também figuraram entre os maiores estados consumidores.
Apesar da queda nas entregas, a produção nacional de fertilizantes intermediários registrou um crescimento de 26,8% em junho, atingindo 582 mil toneladas. No entanto, o acumulado do primeiro semestre apresentou uma queda de 4%, com um total de 3,06 milhões de toneladas produzidas.
Durante a abertura do Congresso Brasileiro de Fertilizantes (CBFer), em 27 de agosto, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou a importância estratégica dos fertilizantes para o Brasil. Ele destacou a necessidade de aumentar a produção nacional e reduzir a dependência das importações, que atualmente correspondem a cerca de 85% do consumo no país. Entre as iniciativas anunciadas está a simplificação do licenciamento ambiental para biofertilizantes, medida que será conduzida pelo Ministério da Agricultura.
As importações de fertilizantes intermediários somaram 3,64 milhões de toneladas em junho de 2024, um aumento de 16,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Contudo, o acumulado do semestre registrou uma queda de 2,7%, totalizando 16,74 milhões de toneladas importadas.
O porto de Paranaguá, principal ponto de entrada de fertilizantes no Brasil, registrou o desembarque de 4,43 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2024, uma redução de 2% em relação ao mesmo período de 2023. O terminal respondeu por 26,5% do total de fertilizantes importados no país.