A Polícia Federal (PF) foi alvo de um ataque cibernético nesta terça-feira (3), que deixou a página da instituição temporariamente fora do ar e causou instabilidade na rede interna. De acordo com informações da CNN, por volta das 17h, o sistema foi parcialmente restabelecido. Em nota, a PF anunciou a abertura de um inquérito para investigar o caso e afirmou que não houve comprometimento de sistemas ou acessos a dados sensíveis.
O Supremo Tribunal Federal (STF) também sofreu um ataque cibernético na última quinta-feira (29), identificado como um DDoS (ataque de negação de serviço), que sobrecarrega a rede com milhares de acessos simultâneos. Apesar da ação, os sistemas da Corte ficaram inoperantes por menos de 10 minutos, segundo a assessoria do tribunal. A equipe técnica respondeu rapidamente, implementando novas camadas de segurança e restabelecendo o funcionamento normal.
Além disso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou um aumento nas tentativas de invasões cibernéticas desde a última sexta-feira, especialmente após a decisão do STF de bloquear a rede social "X". A agência relatou instabilidades momentâneas em seus sistemas, que foram prontamente mitigadas pela equipe de TI, com medidas adicionais de segurança sendo implementadas.
As autoridades continuam monitorando a situação, e novas investigações estão em andamento para prevenir futuros ataques cibernéticos às instituições públicas do país.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: CNN Brasil