O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio das contas bancárias da Starlink, empresa de internet satelital de Elon Musk. A medida foi tomada após a Corte não conseguir intimar um representante do X (antigo Twitter) no Brasil. As informações são do portal g1.
De acordo com a reportagem, Moraes identificou a existência de um "grupo econômico de fato" envolvendo o empresário e suas empresas, o que inclui a Starlink. Em 18 de agosto, o ministro já havia ordenado o bloqueio das contas para assegurar o pagamento das multas aplicadas ao X, que também pertence a Musk.
Os dirigentes da Starlink no Brasil foram notificados e intimados a responder pelos valores devidos pelo X à Justiça. Na quarta-feira, 29 de agosto, Moraes também intimou Elon Musk, dando-lhe um prazo de 24 horas para indicar um representante legal da rede social no país, sob pena de suspensão do X no Brasil.
A rede social já havia anunciado o fechamento de sua sede no Brasil em 17 de agosto, em resposta às decisões do ministro do STF, que ordenou a suspensão de perfis investigados na plataforma.
O site Poder360 entrou em contato com o STF, que, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou não ter recebido informações sobre a decisão de bloqueio das contas da Starlink. O escritório de advocacia Pinheiro Neto, que representa o X nos processos em andamento na Corte, preferiu não se pronunciar sobre o caso.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: G1/Poder 360