Um filhote de veado-mateiro foi resgatado na última terça-feira, 27 de agosto, em Cruz Alta, após ter sido ferido em um atropelamento. A equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou o animal silvestre às margens da BR-158 e acionou o 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) para realizar o resgate.
Após ser resgatado, o veado-mateiro foi encaminhado para o Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (UPF), onde recebeu atendimento médico. A situação do animal requer cuidados devido aos ferimentos sofridos no acidente.
Os atropelamentos estão entre as principais ameaças à sobrevivência dessa espécie, juntamente com a caça, a perda de habitat e as doenças transmitidas por bovinos. O veado-mateiro, da espécie Mazama americana, é nativo da Mata Atlântica e considerado o maior cervo de chifre simples do Rio Grande do Sul. Esses animais podem pesar mais de 40 quilos, alcançar 70 centímetros de altura e têm uma dieta baseada em frutos, folhas, flores e fungos.
A PRF e o BABM alertam sobre a importância de preservar a fauna silvestre e reforçam a necessidade de atenção redobrada ao trafegar por áreas próximas a habitats naturais, onde animais selvagens podem estar presentes nas vias.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: PRF