A MetSul Meteorologia alerta que o Rio Grande do Sul poderá registrar até três dias consecutivos de neve, fenômeno raro na climatologia regional. A previsão indica que o fenômeno pode ocorrer entre sábado e segunda-feira, principalmente em áreas de maior altitude no estado e em Santa Catarina.
Uma massa de ar frio começa a ingressar no território gaúcho nesta sexta-feira, avançando para o Norte e cobrindo toda a região Sul durante o fim de semana. A combinação da baixa temperatura com a instabilidade prevista favorece a ocorrência de precipitação invernal.
A chance de neve é considerada média a alta em altitudes acima de 1000 metros, e alta para áreas acima de 1300 metros. A expectativa é de neve nos Campos de Cima da Serra, especialmente em São José dos Ausentes, mas também não se descarta o fenômeno em municípios como Bom Jesus, São Francisco de Paula, Jaquirana e Vacaria. Já na Serra Gaúcha, a previsão indica a possibilidade de chuva congelada, com chance de neve em pontos acima de 800 metros.
Esse cenário meteorológico é raro na região, com registros semelhantes em junho de 2021 e julho de 2000. A maior nevada deste século no estado ocorreu em 2013, quando diversas cidades da Serra e dos Campos de Cima da Serra foram cobertas pela neve, transformando paisagens, como a de Gramado, em verdadeiros cartões-postais brancos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper