Após vistoria nas obras do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o ministro Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, anunciou que as operações comerciais e de voos domésticos serão retomadas no dia 21 de outubro. Segundo o ministro, serão realizados 128 voos diários nesse formato. Já os voos internacionais têm previsão de retorno até o dia 16 de dezembro, quando o aeroporto voltará a operar com 100% de sua capacidade.
O Aeroporto Salgado Filho está sem receber voos desde o dia 3 de maio, devido às enchentes que atingiram a capital gaúcha. Durante esse período, os voos foram redirecionados para a Base Aérea de Canoas e outros aeroportos regionais, como os de Caxias do Sul e Passo Fundo.
As obras de recuperação do terminal estão sendo conduzidas pelo governo federal, em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a concessionária Fraport, responsável pela administração do Salgado Filho. Durante a inspeção, Paulo Pimenta foi acompanhado pelo ministro Vital do Rêgo Filho, do Tribunal de Contas da União. Segundo Pimenta, a presença do TCU representa um passo importante para acelerar a entrega do aeroporto totalmente reformado à população gaúcha.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Foto: Joka Moura/Governo Federal