A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o envio de e-mails fraudulentos que se passam por comunicações oficiais da autarquia, indicando a realização de vistorias em empresas. Em nota divulgada nesta terça-feira (20), a Anvisa informou que os e-mails suspeitos utilizam o endereço vistoria@anvisa.gov.br e incluem um número falso de vistoria.
Além disso, a agência relatou que há outros e-mails falsos circulando em nome da Anvisa, abordando temas como procedimentos operacionais padrão (POP) e até solicitações de pagamento, configurando tentativa de fraude. "Esses e-mails não pertencem à agência, caracterizando, portanto, tentativa de fraude", alertou a entidade.
O ataque, conhecido como e-mail spoofing, é uma técnica utilizada por hackers para se passarem por uma empresa ou pessoa legítima, com o objetivo de roubar dados ou induzir o destinatário a clicar em links maliciosos ou baixar arquivos que podem comprometer a segurança do sistema.
A Anvisa orienta que, em caso de recebimento de e-mails suspeitos, o público não deve clicar em links, nem fornecer informações pessoais, e deve denunciar a tentativa de fraude por meio dos canais oficiais de atendimento disponíveis no site da agência: https://antigo.anvisa.gov.br/en_US/central-de-atendimento.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper