Após um fim de semana marcado por altas temperaturas em diversas regiões, o Brasil deve enfrentar uma mudança no clima ao longo desta semana. Segundo previsão da Climatempo, a partir de quinta-feira (22), uma frente fria de característica continental, associada a um ciclone extratropical no oceano, avançará pelo país, trazendo chuvas e uma queda acentuada nas temperaturas, especialmente nas áreas do Centro-Sul.
A massa de ar polar que acompanhará essa frente fria não será tão intensa quanto a registrada no início de agosto, mas será suficiente para provocar uma redução significativa nas temperaturas. As áreas mais ao sul do país, incluindo o oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul, poderão registrar temperaturas de até 7 °C abaixo da média para o período.
A variação térmica, comum nesta época do ano, tem se mostrado particularmente acentuada em 2024. De acordo com a Climatempo, o mês de agosto tem sido marcado por extremos climáticos, e a chegada dessa nova frente fria reforça essa tendência. As mudanças climáticas exigem atenção da população, especialmente nas regiões que enfrentarão a queda brusca das temperaturas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper