Offline
Produtor chega cedo com ovinos para a 47ª Expointer e dá início à recepção de animais no Parque Assis Brasil
NOTICIAS
Publicado em 20/08/2024
Nesta segunda-feira, 19 de agosto, o Parque Assis Brasil começou a receber os animais para a 47ª Expointer, com o caminhão do produtor Olinto Salgueiro, da Cabanha Salgueiro, chegando antes das 1h da madrugada. O caminhão, que partiu de Aceguá às 16h30 de domingo, 18, trouxe quatro ovinos da raça Texel para participarem de julgamentos e leilões. Salgueiro, acompanhado por duas outras cabanhas do município, Magnólia e Conquista, transportou um total de 12 animais.
“É a primeira vez em sete anos que chego antes, sempre chegava em segundo ou terceiro lugar”, comemorou Salgueiro, que, aos 68 anos, continua dedicando-se sozinho à criação de ovinos Texel. As fêmeas trazidas têm 12 meses e pesam até 90 quilos. “Participar da Expointer é uma alegria para mim. A única coisa que não faço é tosar os ovinos”, acrescentou.
O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn, esteve presente para recepcionar os participantes e expressou boas expectativas para o evento. “Mesmo enfrentando dificuldades, a equipe do Parque e os copromotores têm trabalhado intensamente para fazer deste um grande evento. O Parque está cada vez mais restaurado e preparado para receber o público”, afirmou Kuhn.
Elizabeth Cirne-Lima, subsecretária do Parque, destacou a importância da chegada dos animais. “Este é um momento especial, pois marca o início das atividades formais da Expointer e reforça a conexão entre o campo e a cidade”, disse.
O comissário-geral da Expointer, Pablo Charão, detalhou a recepção dos animais, que conta com 120 servidores do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA). “Os servidores conferem documentação, Guias de Trânsito Animal (GTAs), exames e vacinas, e realizam exames clínicos para garantir que apenas animais saudáveis entrem no Parque”, explicou Charão.
Com a quantidade de animais quase idêntica à do ano passado, Charão se mostrou otimista em relação à feira. “A Expointer é uma oportunidade para superar os desafios climáticos e apoiar a reconstrução do Rio Grande do Sul”, concluiu.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Foto: Fernando Dias/Seapi
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online