Orkut Buyukkokten, fundador da famosa rede social Orkut, anunciou planos para relançar a plataforma durante sua participação no "Rio Innovation Week", nesta quarta-feira (14/8). O anúncio ocorre após a rede social, extinta em 2014, voltar ao centro das discussões no X (antigo Twitter) devido ao relembrar das comunidades que marcaram a década de 2000.
Em entrevista ao g1, Buyukkokten revelou seu desejo de recuperar a autenticidade das redes sociais, destacando a importância das comunidades formadas no Orkut. "Acho que todos nós queremos algo como o Orkut de volta. As pessoas se lembram das comunidades que construíram e do espírito autêntico", disse.
O site oficial do Orkut foi reativado em 2022 com uma mensagem anunciando a construção de algo novo. Buyukkokten criticou as redes sociais atuais, como Facebook, X, TikTok e Instagram, por priorizarem o engajamento em detrimento da segurança e por lucrar com negatividade. "As mídias sociais são tão tóxicas agora", afirmou.
O criador do Orkut também compartilhou detalhes sobre seus planos para uma nova rede social, que utilizará sua experiência com o Orkut e o Hello para promover conexões genuínas e positivas. Ele planeja recrutar profissionais do Vale do Silício e executivos de São Paulo para ajudar na criação da nova plataforma, que contará com o uso de inteligência artificial para otimizar algoritmos e promover um ambiente mais autêntico.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper