A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil participará, no sábado (10), do primeiro teste do sistema Defesa Civil Alerta, recentemente lançado pelo governo federal. O novo sistema, desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e quatro operadoras de telefonia, será testado nas cidades de Muçum e Roca Sales, ambas no Vale do Taquari, que foram duramente afetadas por inundações em 2023 e em maio deste ano.
O teste tem como objetivo verificar o funcionamento do sistema de alertas via cell broadcast, que utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens preventivas de desastres. As mensagens serão enviadas para os celulares na área de risco, incluindo aparelhos em modo silencioso, sem a necessidade de cadastro prévio. O alerta será transmitido com aviso sonoro e vibratório, destacando-se sobre qualquer outro conteúdo na tela.
Os alertas, que serão enviados às 15h e 15h05 para Muçum e Roca Sales, respectivamente, farão parte de um exercício monitorado pelo Centro de Operações da Defesa Civil (Codec) estadual. A população e os órgãos públicos locais já foram informados sobre a realização do teste para garantir que todos estejam cientes e preparados.
A nova ferramenta se junta a outras formas de envio de alertas já utilizadas pela Defesa Civil, como SMS, redes sociais, site oficial e comunicados diretos às prefeituras e coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper