No Brasil, o Dia do Padre é comemorado anualmente em 4 de agosto, uma data dedicada a reconhecer e celebrar o trabalho dos sacerdotes da Igreja Católica. Nesta data, o papel do padre é destacado por suas diversas funções, incluindo a evangelização, celebração da Eucaristia, administração de sacramentos e bênçãos aos fiéis.
Em Ibirubá, a celebração ganha um significado especial com uma homenagem da Catequese ao pároco Padre Miguel Rosati, que há anos dedica seu trabalho e carinho à comunidade católica local. Neste ano, Padre Miguel celebra um marco significativo: em outubro, completará 60 anos de vida. Ordenado sacerdote em dezembro de 1995, ele foi nomeado Vigário Geral pelo Bispo Dom Nélio Domingos Zortea em janeiro deste ano.
A escolha da data para o Dia do Padre é uma homenagem a São João Maria Vianney, padroeiro dos padres e servidores dos ensinamentos de Deus. Estabelecida pelo Papa Pio XI em 1929, a celebração visa reconhecer a dedicação dos sacerdotes e o legado de São João Maria Vianney, nascido na França em 1786 e canonizado em 1925. Vianney foi amplamente reconhecido como um dos mais notáveis conselheiros do mundo católico em sua época.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e fotos: Jornalista Raquel Balin Corrêa