Offline
Hospital da Comunidade Annes Dias divulga nota de esclarecimento sobre atendimentos eletivos em pediatria
REGIÃO
Publicado em 30/07/2024
"Temos acompanhado pelas redes sociais, grupos de WhatsApp, a insatisfação das mães de crianças com relação aos atendimentos prestados pelos médicos plantonistas aos seus filhos quando trazidos para consulta aqui no Hospital Annes Dias, junto ao Plantão Médico Presencial.
 
Faz-se necessária nossa manifestação no sentido de orientar aos pais quanto algumas condutas que entendemos serem importantes para um bom atendimento médico aos seus filhos.
 
O primeiro deles é procurar ter uma relação familiar com algum médico pediatra da cidade, para que possam sempre tirar dúvidas quando seus filhos apresentarem alguma alteração de sintomas, além de terem acesso a receita de medicações básicas, como antitérmicos (febre) e anti-histamínicos (alergia), visando combater as intercorrências iniciais. Lembrar que hoje temos em Ibirubá 5 (cinco) pediatras atuando, alguns destes, inclusive, diariamente na UBS (Postão) Central à disposição de toda a comunidade.
 
Informar que aqui no hospital, esses profissionais pediatras trabalham de forma autônoma, não são empregados do hospital, nem tampouco, recebem sobreaviso para estarem à disposição da comunidade para atendimentos pediátricos a qualquer hora do dia. Logo, quando uma família opta em trazer um filho para consulta no plantão médico, esse será atendido por um médico clínico geral.
 
Como se sabe, o plantão aqui em Ibirubá é para casos de urgência e emergência, então, quando esse profissional atende uma criança em situação eletiva, com sintomas há mais de 24horas, ele atende a criança, avalia e normalmente sugere os pais, em casos de dúvidas, procurar junto à UBS, no dia seguinte, atendimento especializado com médico pediatra.
 
Todo e qualquer caso de urgência e emergência que envolva crianças, o plantão presta o primeiro atendimento, tem o suporte do profissional pediatra e, sendo necessário, internação hospitalar ou encaminhamento para um serviço de referência, tal conduta é tomada. Isso é uma rotina corriqueira em nossa instituição.
 
Nossa equipe da enfermagem, responsáveis pela triagem, está orientada sempre a passar crianças para consulta médica, mesmo que seja classificada com ficha verde ou azul, o que significa casos eletivos.

 

Pensamos que havendo essa compreensão dos pais em acessarem a rede assistencial de saúde da forma correta, estaremos todos proporcionando um atendimento mais qualificado as nossas crianças, especialmente em épocas como agora que temos muitos vírus circulantes em nosso meio e realmente as crianças apresentam quadros de saúde adversos."
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online