A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30) a Operação Leafdown, destinada ao combate dos crimes de armazenamento e difusão de material de abuso sexual infantil em todas as regiões do país. Cerca de 200 policiais federais estão cumprindo 39 mandados de busca e apreensão nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
No Rio Grande do Sul, dois homens foram presos, um em Porto Alegre e outro em Alvorada. Em Alvorada, uma criança de seis anos foi resgatada com indícios de abuso e levada ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para exame.
Os investigados devem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
O nome da operação, Leafdown, faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam em ambientes cibernéticos específicos para a aquisição e disponibilização de material de abuso sexual infantojuvenil, conectando criminosos do Brasil e de outros países.
A operação reflete os esforços contínuos da Polícia Federal para combater o abuso sexual infantil e proteger as crianças brasileiras.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper