A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), resgatou nesta segunda-feira, 22/07, mais de 700 animais que eram vítimas de maus-tratos em uma residência no bairro São José, em Passo Fundo. A operação ocorreu após uma denúncia anônima que levou os policiais a descobrirem a situação precária em que os animais viviam.
Os animais encontrados incluem espécies exóticas como hamster, porquinho-da-índia, pomba-rola, pombo-correio, canário-belga, calopsita, periquito-dorso-vermelho, periquito-de-colar, rosela e agapórnis, além de coelhos e codornas. Todos estavam confinados em um local sem ventilação adequada, cercados por sujeira e dejetos. Alguns dos animais já estavam mortos, e filhotes de roedores foram encontrados em caixas com serragem.
A equipe do 3º BABM também verificou que a residência fornecia animais para agropecuárias da região sem possuir licença para operar como comércio de animais.
A responsável pelo local foi autuada em flagrante, e um Boletim de Ocorrência Policial foi lavrado por crimes contra a fauna. Além disso, a Prefeitura de Passo Fundo foi notificada para tomar as medidas cabíveis em relação à infração municipal.
Para garantir o resgate dos animais, o 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon) forneceu um caminhão, e os animais foram encaminhados a um protetor voluntário habilitado para cuidar deles.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Comunicação Social 3º BABM