Com o objetivo de sensibilizar empreendedores e demais interessados em investir no segmento de turismo, será realizado no dia 24 de julho o Seminário de Turismo Rural de Cruz Alta. O evento, gratuito e aberto ao público, abrange diversos segmentos como hospedagem, gastronomia, eventos, transporte e lazer. A programação ocorrerá das 14h às 16h na Casa de Cultura Justino Martins, localizada na Rua General Osório, 1415.
A iniciativa, promovida pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Prefeitura de Cruz Alta, Sebrae RS e Emater RS, faz parte do Plano Municipal de Turismo, elaborado em 2023. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (55) 9 9906-4927. Além do seminário, estão previstas ações como diagnósticos, visitas técnicas e consultorias para apoiar os produtores interessados em desenvolver negócios no setor.
Para o Analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, Carlos Karsten, o turismo rural oferece um vasto leque de possibilidades, desde a diversificação da renda para pequenos produtores até a criação de novas experiências para os visitantes. "O turismo se beneficia muito da cooperação entre diferentes atores. A parceria entre produtores, empresários, entidades públicas e privadas é essencial para criar uma rede de apoio e oferecer experiências de alta qualidade", destacou Karsten.
A presidente do COMTUR, Jane Zachow, ressalta a importância do evento para identificar interessados em desenvolver iniciativas que possam gerar renda adicional para pequenos produtores e criar novos atrativos turísticos no município.
Programação do Seminário:
- 14h00: Abertura – COMTUR e as ações de turismo em Cruz Alta, com Jane Zachow, empresária e presidente do COMTUR.
- 14h30: Painel – Oportunidades do Turismo Rural, com Carlos Karsten – Analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS.
- 14h50: Painel – Cases de Turismo Rural, com o Centro Turístico Crestani e Sítio das Aves Asas do Aconchego. Mediação: Antônio Altíssimo - Emater RS.
- 15h50: Próximas Ações COMTUR, Emater RS e Sebrae RS.
- 16h00: Encerramento.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (55) 9 9906-4927.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper