Offline
Joe Biden desiste da reeleição e endossa Kamala Harris como sua sucessora
NOTICIAS
Publicado em 22/07/2024
Neste domingo, 21/07, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, surpreendeu o país ao anunciar através das redes sociais sua decisão de não buscar a reeleição. Em um comunicado, Biden assegurou que permanecerá no cargo até o final de seu mandato, mas não concorrerá novamente à presidência em 2024.
 
Esta reviravolta marca a primeira vez em décadas que um presidente americano opta por não buscar um segundo mandato. Anteriormente, em 1968, Lyndon Johnson tomou uma decisão similar, desistindo de uma candidatura à reeleição.
 
A decisão de Biden ocorre em meio a uma atmosfera política tensa, exacerbada pela recente tentativa de assassinato contra seu antecessor, Donald Trump. Além disso, o presidente enfrentava crescente pressão de membros do Congresso de seu próprio partido, que temiam que uma derrota iminente nas eleições de novembro prejudicasse suas chances eleitorais.
 
Minutos após divulgar o comunicado sobre sua desistência, Biden anunciou publicamente seu apoio à candidatura de Kamala Harris à presidência. Em suas palavras, Biden destacou que escolher Harris como sua vice-presidente foi sua melhor decisão durante a campanha de 2020.
 
"Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei", afirmou Biden. "Hoje, quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso", concluiu o presidente.

 

Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!