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Falha Global em sistemas de TI paralisa companhias aéreas e outros setores
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Publicado em 19/07/2024
Uma grande falha nos sistemas de TI afetou diversas atividades ao redor do mundo nesta sexta-feira (19), incluindo operações de companhias aéreas internacionais, empresas ferroviárias e do setor de telecomunicações. Principais companhias aéreas dos Estados Unidos, como Delta, United e American Airlines, suspenderam seus voos no início da manhã devido a “problemas de comunicação”, conforme informou a Administração Federal de Aviação (FAA).
 
Problemas semelhantes também afetaram os aeroportos de Berlim (Alemanha), Amesterdã-Schiphol (Países Baixos), Hong Kong, e todos os aeroportos da Espanha, conforme anúncio dos administradores dos terminais aeroportuários desses países.
 
Na Suíça, o aeroporto de Zurique, o maior do país, também suspendeu os pousos até nova ordem. Já os aeroportos de Pequim não foram afetados, de acordo com a imprensa estatal chinesa. Além das companhias aéreas e aeroportos, o apagão cibernético impactou hospitais nos Países Baixos, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico.
 
No Reino Unido, a programação do canal Sky News foi interrompida, enquanto na Austrália, o canal nacional ABC anunciou que seus sistemas foram afetados por uma falha “grave”. Segundo a agência francesa de segurança cibernética, ANSSI, "não há evidência que sugira que esta interrupção foi provocada por um ciberataque".
 
A empresa australiana de telecomunicações Telstra indicou que os cortes foram provocados por “problemas globais” relacionados ao software fornecido pela Microsoft e pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike.
 
A autoridade nacional de segurança cibernética da Austrália afirmou que o “apagão em larga escala” estava ligado a uma “plataforma de software de terceiros” e que até o momento não havia informações que sugerissem o envolvimento de hackers no incidente global.

 

Com informações: Jornalista Fernando Kopper
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