Na tarde de segunda-feira, 8 de julho, o Ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, acompanhado por sua comitiva, visitou e se reuniu com a direção do Hospital São Vicente de Paulo em Cruz Alta. A pauta principal da reunião foi a condição financeira da instituição, que atualmente está com toda a estrutura física hospitalar em leilão.
Durante sua chegada, Pimenta conheceu as instalações e o ambiente hospitalar, sendo conduzido e acompanhado por autoridades municipais. A direção do hospital explicou os principais pontos que fazem da instituição um pilar fundamental para a comunidade, apresentando um panorama sobre a saúde em Cruz Alta e os hospitais que atendem o município.
O encontro contou com a presença de várias autoridades e lideranças locais. A prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, entregou importantes demandas ao ministro, incluindo solicitações relacionadas ao Instituto Federal Farroupilha, aumento do repasse ao Hospital São Vicente de Paulo e questões sobre o núcleo habitacional Santa Bárbara no bairro Fátima.
Paulo Pimenta, Ministro-Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, nomeado pelo presidente Lula, reafirmou seu compromisso em trabalhar para melhorar a situação do hospital e atender às demandas da comunidade.
Horas antes, Pimenta esteve no município vizinho, Ijuí, onde cumpriu uma vasta agenda política. Entre os compromissos, destacou-se o ato de assinatura da ordem de início das obras da Travessia Urbana BR 285, além de reuniões no Hospital de Clínicas de Ijuí e com a Reitoria da Unijuí.
Texto e fotos: Jornalista Fernando Kopper