Offline
Cotriel participa da 39ª Reunião de Pesquisa da Embrapa Soja e discute tendências da safra 2024/2025
NOTICIAS
Publicado em 04/07/2024

A 39ª Reunião de Pesquisa de Soja (RPS), promovida pela Embrapa Soja, reuniu especialistas e profissionais do setor nos dias 26 e 27 de junho de 2024, em Londrina, Paraná. O evento discutiu um panorama sobre a safra 2023/2024 e as tendências para a safra 2024/2025, além de abordar os desafios do mercado e os sistemas de produção em que a cultura da soja está inserida. Rafael Klein, Técnico Agrícola da Cotriel em Espumoso, participou do evento a convite da Biosphera, empresa de bioinsumos patrocinadora do encontro e com fábrica na cidade.

Entre os temas apresentados estavam o quebramento de plantas, a podridão de vagens e grãos, controle de qualidade para produção de inoculantes e sementes de soja, soluções técnicas para manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, novidades em ferramentas digitais e estratégias para mitigar problemas da seca. Durante os dois dias de evento, foram realizadas 38 palestras e 12 painéis sobre temas relevantes para a soja, além da apresentação de 52 trabalhos técnicos científicos, que serão reunidos na publicação "Resumos Expandidos 39ª Reunião de Pesquisa de Soja (RPS)". Outro destaque foi a área de expositores, que contou com a participação de 17 empresas e parceiros apresentando as novidades do setor produtivo de soja.

Em 2023, das 395 milhões de toneladas de soja produzidas mundialmente, 147,35 milhões foram produzidas no Brasil, consolidando o país como líder na produção e exportação de soja. Segundo a Conab, o Mato Grosso é o maior produtor brasileiro, com 39,34 milhões de toneladas cultivadas em uma área de 12,37 milhões de hectares, e uma produtividade de 3.179 kg/há. Já no Rio Grande do Sul, a produção foi de 20,19 milhões de toneladas, em uma área plantada de 6,76 milhões de hectares, com produtividade de 2.985 kg/há.

Visita à fábrica de Bioinsumos da Biosphera

Durante o evento, Rafael Klein e outros técnicos e agrônomos visitaram a nova fábrica de Biosphera em Londrina. "Foi possível conhecer uma estrutura moderna e sustentável que entrega produtos que respeitam o meio ambiente. Pude constatar que esta fábrica é um marco na missão de inovar com responsabilidade ecológica", destacou Klein. A Biosphera, fundada em abril de 2020, é formada por profissionais com mais de 20 anos de experiência de mercado, focando em soluções biológicas de alta tecnologia para aumentar a produtividade e promover a saúde das plantas. A empresa possui mais de 40 biossoluções registradas junto ao Ministério da Agricultura.

A 39ª RPS da Embrapa Soja reforçou a importância da pesquisa e inovação para o desenvolvimento do setor agrícola, destacando as tendências e desafios futuros da cultura da soja no Brasil e no mundo.

Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online