A recente frente quente trouxe chuvas intensas, raios e temporais isolados com queda de granizo em diversas regiões do Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul Meteorologia, granizo foi registrado em várias cidades, inclusive em Capão da Canoa, no Litoral Norte gaúcho.
A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 4 (CREPDEC4) relatou ocorrência de granizo no município de Piratini por volta das 9h desta quarta-feira. A Defesa Civil local está se deslocando para avaliar os possíveis danos causados pelo fenômeno.
Bagé foi outro município que registrou granizo nesta quarta-feira, aumentando a preocupação com os danos materiais e à agricultura.
Em Porto Alegre, as chuvas foram especialmente intensas nas últimas 12 horas. O acumulado de precipitação atingiu 67 mm no bairro Higienópolis, 61 mm em Belém Novo, 53 mm no Jardim Botânico e no Partenon, e 46 mm na Auxiliadora. Com a continuidade das chuvas, esses números tendem a aumentar nas próximas horas, especialmente nas regiões Centro, Sul e parte do Leste do estado, onde são esperados volumes localmente excessivos.
A Defesa Civil e os serviços de meteorologia continuam em alerta, monitorando as condições climáticas e prestando assistência às áreas mais afetadas. A população é orientada a seguir as recomendações de segurança e a manter-se informada sobre as atualizações meteorológicas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper