Na manhã desta terça-feira, 18/06, o jornalista Fernando Kopper publicou uma reportagem alarmante sobre a série de depredações que vêm ocorrendo contra os monumentos históricos de Cruz Alta. Poucas horas após a publicação, um internauta registrou mais um ato de vandalismo: o monumento em homenagem ao centenário de fundação da Loja Maçônica Harmonia de Cruz Alta foi fotografado completamente destruído.
Este monumento, que há vários anos está localizado na Avenida Saturnino de Brito, próximo à rótula da Cuia, tornou-se mais uma vítima da crescente onda de vandalismo na cidade. As autoridades locais ainda não se pronunciaram sobre as medidas que serão tomadas para proteger os patrimônios históricos de Cruz Alta.
A reportagem de Kopper destacou a urgência de uma ação conjunta entre a comunidade e o poder público para preservar a história e a cultura da cidade. Com a destruição do monumento da Loja Maçônica Harmonia, o apelo por maior vigilância e proteção desses símbolos históricos se torna ainda mais relevante.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper