Nesta semana, mais um golpe foi registrado em Cruz Alta. A vítima procurou a Delegacia de Polícia Civil para relatar que recebeu uma ligação telefônica de uma pessoa que se identificou como membro de um grupo de sorteios, informando que a vítima havia sido sorteada e ganhado um prêmio em dinheiro via Pix. A vítima, que frequentemente participa de sorteios, acreditou que a informação fosse verdadeira.
Acreditando estar em contato com um representante legítimo, a vítima começou a conversar com o golpista através de um aplicativo de mensagens. O estelionatário enviou vários links, pedindo à vítima que clicasse e confirmasse as informações. Sem suspeitar de nada, a vítima seguiu as instruções, mas não percebeu que estava realizando transferências via Pix.
Os links enviados pelo golpista eram, na verdade, códigos Pix Copia e Cola, com valores e contas de destino pré-definidos. Ao perceber o que estava acontecendo, a vítima já havia efetuado duas transferências para uma conta desconhecida a partir de sua conta bancária.
Além das transferências, foi feita uma compra usando o cartão de crédito da vítima.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper