Offline
Três bases de suporte humanitário entram em operação no interior do Rio Grande do Sul a partir de domingo
04/05/2024 18:26 em NOTICIAS

A partir deste domingo, 05/05, três bases de suporte humanitário começarão a operar em diferentes pontos do interior do Rio Grande do Sul, visando atender comunidades isoladas e afetadas pelas enchentes que assolam o estado. Instalados estrategicamente em Lajeado, Santa Cruz do Sul e Santa Maria, esses centros têm a missão crucial de fornecer alimentos, água potável, medicamentos e kits de higiene para aqueles que mais necessitam.

O anúncio da medida foi feito na manhã deste sábado (4/5) pelo vice-governador Gabriel Souza, que coordena o Gabinete de Crise avançado no Vale do Rio Pardo. Após uma reunião com equipes em Lajeado, Souza explicou que os esforços agora serão concentrados na sustentação e manutenção da vida nas áreas mais impactadas. "Os centros serão responsáveis por toda a logística para fazer os insumos chegarem até quem mais precisa – seja por meios aquáticos ou aéreos", destacou.

Diversas localidades encontram-se inacessíveis ou com dificuldades de locomoção, como Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Muçum, e os nove municípios da Quarta Colônia, entre outros. O transporte aeromédico dessas regiões também está previsto, caso haja necessidade.

Durante a tarde, o vice-governador visitou Venâncio Aires, onde discutiu as demandas e a situação do município ao lado do prefeito Jarbas da Rosa e da vice-prefeita Izaura Landim.

Para viabilizar o transporte dos mantimentos, o governo do Estado solicitou apoio à Marinha do Brasil, que disponibilizou uma aeronave de carga para o salvamento de pessoas ilhadas. Além disso, a Força Aérea Brasileira já realizou o transporte de alimentos para diversas comunidades, e os helicópteros do Estado estão empenhados no resgate de pessoas na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A logística de insumos conta também com o apoio de equipamentos privados, como helicópteros, para garantir o alcance das áreas mais afetadas.

Os centros regionais de doações em Santa Cruz do Sul e Lajeado já estão em funcionamento, recebendo doações de alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza, marmitas prontas, água potável, absorventes e fraldas descartáveis. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis para que a população possa contribuir solidariamente nesse momento de crise. As informações sobre o centro em Santa Maria serão divulgadas em breve.

Com informações: Jornalista Fernando Kopper

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!