Na próxima terça-feira, dia 02/04, a Corsan realizará uma importante intervenção na rede de esgoto em Cruz Alta, com a instalação de um poço de visita na Rua Coronel Mello. Esta ação faz parte do projeto de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na região.
Entretanto, para que o trabalho seja realizado, será necessário interromper o abastecimento de água em diversos bairros da cidade. São eles: São Miguel, Ludke, São Genaro, Emílio Droppa, Lizabel, São José, Boa Parada, Azambuja, Santo Antão, Toríbio Verissimo I e II, Amizade, Malheiros, São Jorge, Rancho I e II e Acelino Flores. A previsão é de que o serviço seja concluído até o final da tarde, gradualmente normalizando o sistema.
Essa é apenas uma das etapas de um projeto maior, que contempla a instalação de 3,6 mil metros de redes coletoras de esgoto, iniciado em agosto de 2023. Até o momento, já foram implantados 52% desse total, representando um avanço significativo no acesso ao saneamento básico para a população.
A Corsan reitera que todas essas ações estão alinhadas com o Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal, que prevê a universalização do acesso à água potável e ao tratamento de esgoto até 2033. Com um investimento de R$ 1,5 bilhão por ano até lá, a Companhia planeja não apenas melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Cruz Alta, mas também de outros 316 municípios atendidos no Rio Grande do Sul.
Com informações: Fernando Kopper
Fonte: CORSAN